Artista grapiúna leva show de educação ambiental às escolas de Itabuna
Mais de 450 alunos do Centro de Integração Social (Ciso), integrante da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, assistiram na tarde da segunda-feira, 28, ao Show Musical de Educação Ambiental, produzido pelo artista grapiúna Zenrique, que levou ao palco um repertório de músicas de sua autoria e de outros cantores regionais e nacionais focadas na temática da preservação da natureza e respeito ao meio ambiente. O evento aconteceu no auditório Professor Josué Brandão.
Prendendo a atenção da plateia pela forma lúdica, divertida e utilizando, além da musicalidade, recursos como a poesia e audiovisuais, o espetáculo, que tem duração de 1h30min, será apresentado em outras quatro escolas da Rede Municipal. “A nossa proposta é despertar alunos e professores para refletir sobre a atual conjuntura do planeta em que vivemos”, afirma o artista.
“Neste sentido, utilizando a natureza como temática, nos apropriarmos da música, da dança, depoimentos de autoridades e ambientalistas, de imagens ilustrativas sobre os ecossistemas mundiais e os biomas brasileiros, visando provocar nos espectadores a necessidade de refletirmos sobre a preservação da natureza de forma global e da agenda local a partir da pergunta: O que estamos fazendo pelo planeta?”, elucidou Zenrique.
Durante o show, o artista destacou questões como poluição dos rios, desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica, aquecimento global, derretimento das calotas polares e o buraco na camada de ozônio. Ele chamou a atenção de estudantes e professores afirmando que tais acontecimentos têm provocado grandes catástrofes em todo o planeta e preocupado autoridades mundiais.
Dentre os depoimentos exibidos em vídeo no show estão os dos secretários municipais da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, e da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho. Na avaliação da diretora do Ciso, Rilda Faislon, o Show Ecomusical de Educação Ambiental produzido por Zenrique tem na interatividade um dos mais importantes recursos para transmitir a mensagem pela preservação dos recursos naturais. “Essa interação entre o público e o artista facilita a compreensão da mensagem proposta e desperta a mudança de atitudes”, disse.